Extensão em
Sistemas de
Informação

   
Objetivo
Público Alvo
Programa
Disciplinas
Corpo Docente
Datas Importantes
Turmas
     
 

Corpo Docente

Coordenador

Luiz Fernando Bessa Seibel é professor do quadro complementar do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio, tendo atuado nos cursos de Tecnólogo em Processamento de Dados e de Bacharelado em Informática, e lecionado nas disciplinas: Organização de Computadores, Linguagens de Programação, Estruturas de Dados, Administração de Banco de Dados , Desenvolvimento de Aplicações em Ambiente Cliente/Servidor, Estágio Supervisionado, Sistema Operacional UNIX, Orientação de alunos na realização do Projeto de Fim de Curso. É doutor em Ciência da Computação, na área de pesquisa de Banco de Dados e Bioinformática, pela PUC-Rio, em 2002, é mestre em Informática, com especialização em Banco de Dados, pelo Instituto Militar de Engenharia - IME-RJ, em 1985 e é Engenheiro Eletricista pela PUC-Rio, em 1976. Foi professor dos cursos de extensão, no âmbito do projeto de formação de pessoal da Petrobras (CEN-SUD), nas disciplinas: Administração de Bancos de Dados, Desenvolvimento de Aplicações Cliente-Servidor, Introdução a Bancos de Dados e SQL, Oracle para Desenvolvedores, Modelagem de Dados e Bancos de Dados. Foi professor dos cursos de extensão, no âmbito do projeto de formação de pessoal do SERPRO, nas disciplinas. Desenvolvimento de Aplicações Cliente-Servidor e Orientação de Projeto Final. É consultor da Fundação Padre Leonel Franca desde 1995, atuando em projetos em desenvolvimento de software para diversas empresas/instituições como: Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, Comando de Pessoal dos Fuzileiros Navais - Ministério da Marinha, Cesgranrio, MEC – Ministério da Educação e Cultura, Petrobrás, Alesp – Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Cedae – Companhia Estadual de Águas e Esgotos, Finep – Financiadora de Estudos e Projetos e IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. É pesquisador co-responsável pelo laboratório BioInfo, do Departamento de Informática da PUC-Rio. Possui publicações em congressos e revistas nacionais e internacionais nas áreas de linguagens de programação, banco de dados e bioinformática.

Quadro de Professores

João Alfredo Pinto de Magalhães é mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com ênfase em Engenharia de Software, Setembro de 2002. É doutorando em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com ênfase em Engenharia de Software, Janeiro de 2005. É professor do curso de pós-graduação Latu Sensu de Análise, Projeto e Gerência de Sistemas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, desde 2002. Consultor de treinamento IBM em cursos ministrados na Porto Seguros e no Banco Central. Professor da cadeira de Projeto de Sistemas de Software no curso de Engenharia de Computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor do curso de programação Java do Instituto INFNET. Professor do curso de programação para web com tecnologias atuais para trainees da Petrobrás. Pesquisador associado ao laboratório TecComm, departamento de informática da PUC-Rio.

Sérgio Lifschitz é professor associado do Departamento de Informática da PUC-Rio. Tem doutorado em informática (bancos de dados) pela Ecole Nationale Superieure des Telecommunications de Paris (1994), mestrado em engenharia elétrica (sistemas) pela PUC-Rio (1990) e é engenheiro eletricista pela PUC-Rio (1986). Realizou em 2004/2005 seu pós-doutorado na UCSD - University of California at San Diego - e vem atuando em pesquisas na área de bancos de dados com ênfase em sistemas autonômicos e bioinformática. Já orientou 3 teses de doutorado e 8 dissertações de mestrado desde 1996, e atualmente orienta 1 doutorando e 4 mestrandos. É pesquisador nível 2 do CNPq, membro da ACM SIGMOD e SBC, integrando também os comitês diretivos das comissões especiais de bancos de dados e biologia computacional. Leciona disciplinas de introdução à computação, linguagens de programação e bancos de dados desde 1988, em nível de graduação, pós-graduação e extensão. É coordenador do curso de extensão em administração e tuning de bancos de dados (desde 1997) e de bioinformática (desde 2002) da CCE PUC-Rio.

Karin Breitman é atualmente membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Computação, recebeu seu doutorado (DSc.) pelo Departamento de Informática da PUC-Rio, onde faz parte do corpo docente e continua a realizar sua pesquisa. Recebeu seu mestrado (MSc.) pela COPPE Sistemas- UFRJ onde foi agraciada com um prêmio para realizar parte de seus estudos de doutorado pelo Technion, Israel em 1995. Recebeu prêmios nacionais e internacionais através de bolsas para seu mestrado (CNPq), doutorado (Capes), e fixação de doutor (Faperj eCNPq), ProDoc e Pro-Set e recentemente o Faculty Award da IBM Corporation USA, através de competição mundial,  para desenvolver pesquisa na área de Computação Autômica (autonomic computing). Participou do projeto europeu ESPRIT Project Network of excellence 20800-RENOIR e participa no projeto ESSMAS (Engenharia de Software para Sistemas Multi Agente) do CNPq, através do LES (laboratório de Engenharia de Software da PUC-Rio) do qual faz parte. Seus interesses são Engenharia de Requisitos, Web Semântica, Computação Autonômica, Sistemas Multi Agente e desenvolvimento de Software baseado em Cenários. Recentemente recebeu o prêmio internacional Faculty Awards, da IBM Corporation, para o avanço de sua pesquisa em Computação Autonômica. Seu livro  "Web Semântica: O Futuro da Internet" foi publicado no final de 2005 pela editora LTC. Faz parte da ACM (Association for Computing Machinery), IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) e SBC (Sociedade Brasileira de Computação) onde ocupa, nesta última, o cargo de diretora de Comissões Especiais e Eventos. No ano de 2005 faz/fez  parte dos Comitês de Programa da NASA IEEE Software Engineering Week, Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sofware, Workshop em Informática Médica, Workshop de Manutenção de Software Moderna e do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. É a atual coordenadora da Jornada de Atualização em Informática (JAI 2006), faz parte do comitê gestor do IBM – SBC Latin American Autonomic Computing Conference e preside o comitê gestor do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Junto ao professor Ricardo Anido (UNICAMP) são os editores do livro “Atualização em Informática” publicado em Julho 2006 pela Editora PUC-Rio/Edições Loyola (ISBN 85-87926-19-5).  Recentemente recebeu uma das dez bolsas CNPq CT-INFO nacionais, que premia pesquisadores excepcionais na área de Engenharia de Software. Atualmente está trabalhando no livro “Semantic Web: Concepts, Technologies and Applications” (ISBN 1-84628-581-X) que será publicado pela Springer Verlag, Londres no início de 2007, o terceiro livro da NASA Systems and Software Engineering Book Series.

Rogério Luis de Carvalho Costa é doutorando em Engenharia Informática da  Universidade de Coimbra, na área de banco de dados. Mestre em Informática (PUC-Rio), Engenheiro Civil (UFRJ) e Tecnólogo em Processamento de Dados (PUC-Rio). Professor do Bacharelado em Informática da PUC-Rio, onde também é coordenador e professor de cursos de extensão da área de banco de dados. Participou de atividades de consultoria e treinamento em grandes empresas e instiuições públicas, tais como: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Petrobras, Cedae, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e Finep, ministrando treinamentos, coordenando ou realizando atividades técnicas relacionadas, entre outras, com: estruturação da área de informática, especificação e desenvolvimento de sistemas, implantação de banco de dados, tuning de SGBD, integração e segurança da informação. Autor do livro 'SQL - Guia Prático' (Ed Brasport, 2004) e de publicações em congressos e revistas nacionais e internacionais nas áreas de tuning e self-tuning de banco de dados, bases de dados distribuídas e bioinformática.

Ivan Mathias Filho é Doutor em Informática e Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É Bacharel em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. É o atual Coordenador do Curso de Bacharelado em Informática da PUC-Rio, onde leciona desde 1994. É também pesquisador do Laboratório de Engenharia de Software (LES), atuando nas linhas de pesquisa: Frameworks Orientados a Objetos; Ferramentas CASE; Arquiteturas de Software; Model-Driven Architectures (MDA); Desenvolvimento de Software Baseado em Componentes. Atua em consultoria e treinamento em empresas como BNDES e Petrobras. Atuou no mercado como analista de sistemas desde sua formação nas seguintes empresas:  Companhia Cervejaria Brahma e       Fios e Cabos Plásticos do Brasil – FICAP S.A..

Anderson Oliveira da Silva é professor do quadro complementar do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio. Obteve os títulos de Engenheiro de Computação, Mestre em Ciências em Informática e Doutor em Ciências em Informática pela mesma Instituição. Como Analista de Suporte Sênior do Departamento de Informática, administra e gerencia as redes de todo o DI. Como professor do curso de Bacharelado em Informática, e do curso de Pós-Graduação em Redes de Computadores da PUC-Rio, leciona disciplinas nas áreas de administração, gerência e segurança de redes, e sistemas operacionais, além de orientar trabalhos de conclusão de curso. Entre publicações de destaque, é co-autor do livro VoIP: Voz sobre IP da Editora Campus/Elsevier.

Silvio Strauss Vasquez é mestre em Engenharia na área de Criptologia com cursos de pós-graduação em Administração Financeira pela PUC-Rio, em Lógica pela UFF e em Matemática Aplicada pela UFF. Formado em Matemática pela UERJ é certificado como Quality Engineer pela American Society for Quality (ASQ) da qual é Senior-member e Diretor Financeiro de sua unidade no Brasil (ASQ/IMU-São Paulo). Possui 28 anos de atuação na área de TI, tendo mais de 10  anos como executivo (CIO) de empresas nacionais e multinacionais. Tendo atuado também em outras áreas das empresas. Tem 10 anos de atuação na área de seguros tendo sido o Vice-Presidente estatutário de Operações (COO) da Canada Life no Brasil, Diretor Superintendente (CEO) do Canada Life Fundo de Pensão e membro do board das empresas. Possui também 30 anos de magistério sendo atualmente professor do Departamento de Informática da PUC-Rio.

Arndt von Staa é Professor Associado do Departamento de Informática da PUC-Rio e, atualmente, Diretor deste Departamento. É PhD em Ciência da Computação (1974, Engenharia de Software) pela Universidade de Waterloo, Ontário, Canadá. Trabalha em computação desde 1962. Em 1967 participou na fundação do Departamento de Informática da PUC-Rio. Desenvolveu diversas ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software, sistemas de suporte e sistemas aplicativos técnicos e administrativos. Suas atividades de pesquisa e desenvolvimento mais recentes concentram-se em Engenharia de Software Fidedigno e envolve técnicas de controle da qualidade, em métodos e processos de desenvolvimento de software. Mais especificamente, o foco de pesquisa e desenvolvimento atual visa capacitar pequenas empresas a se beneficiarem de processos de software bem definidos e fortemente apoiados por ferramentas. Entre essas ferramentas está sendo dada ênfase a técnicas de teste automatizado. Orientou mais de 50 dissertações de mestrado e 6 teses de doutorado, publicou mais de 35 artigos em periódicos e congressos com avaliação formal, 4 livros, entre eles o livro Programação Modular adotado nos cursos de Bacharelado em Informática e Engenharia de Computação. Coordenou diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a indústria. Foi professor visitante nas universidades University of Waterloo, University of California Irvine e USP, tendo lecionado disciplinas em todas estas universidades.